quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Deliciosamente intoxicado


Minha história com os cogumelos é muito emocional, como todo o meu percurso.

Lá em casa, cozinhava-se muito com cogumelos. Meu pai trazia trufas de Itália e a sua preparação, era um momento único.

Em miúdo, ficava encantado com as histórias de como e onde eram apanhadas: Em noites de trovoada, perto dos cemitérios, buuhhhhh. Enfim mitos que só aumentavam ainda mais a minha  atracção pelos cogumelos. Eu queria imenso ter um cão ou um porco trufeiro, ehehehe.

Há uns 4 anos, um grande amigo deu-me um guia de cogumelos. O mesmo que ainda hoje uso. Num pinhal tropecei nuns lactários. Peguei no guia e voltei lá. Apanhei-os, cozinhei-os e comi-os. Chamaram-me maluco e com razão. É que identificar lactários apenas por um guia, até é razoavelmente seguro, mas para a maioria dos outros grupos de cogumelos é manifestamente insuficiente, ou mesmo arriscado. Principalmente para alguém como eu que estava (e ainda estou) a começar.

Tenho feito muitas caminhadas de há uns 3 anos para cá. Vira e mexe vejo cogumelos. Tiro fotografias, leio, pesquiso e pergunto online sobre eles, como funcionam, a sua morfologia, o mimetismo, as simbioses... É fascinante!!! Enquanto leigo, estou cada vez mais seduzido. O apelo sensorial de formas, cores, texturas, fragrâncias e sabores, são irresistíveis. É fantástico estar a descobrir e partilhar tudo isto de forma tão intensa. As espessuras culturais, sociais e históricas destes seres, seduzem-me de sobremaneira. Exemplos disso, são os nomes que cada região dá aos boletos em Portugal (pão-de-ló, tortulho...) já para não falar no mundo: EUA são os Burger Bun (Pão de Hamburguer), ceps em França, ou em Itália os porcini. As formas como os preparam também, são muito particulares.

Alice no país das maravilhas, tintim, pai natal, surrealistas, rituais shamânicos e os amanitas das moscas. Quem pode ficar indiferente a estes círculos vermelhos com flocos brancos?

Há uns tempos, passei por um bosque, de folhosas e coníferas, particularmente húmido. Era como se tivesse entrado num documentário televisivo sobre cogumelos. Não resisti. Desde então, vou lá sempre que posso. Coleccionei dezenas de imagens, trouxe boletos, cantarelos e russulas para a cozinha que se vão transformando em perfeitas iguarias. Entretanto apercebi-me da generosidade das pessoas tão interessantes que se encontram nestes fóruns online sobre cogumelos.

De todos, destaco o meu favorito:

http://cogumelosportugal.forum-livre.com

Não é o mais arranjadinho, ou o mais fácil de se colocar uma foto. Mas é onde fui bem acolhido, onde não se importam com as minhas calinadas de principiante, aceitam a minha informalidade e no momento, sem dúvida é o mais animado em Portugal. Lá, sinto-me entre amigos, em casa.

Estou deliciosamente intoxicado. 

Até breve! 

Manel

1 comentário: